Com acessibilidade e segurança, novos brinquedos são entregues no Parque das Dunas
Dentro da celebração ao Dia da Criança, o Parque das Dunas recebeu nesta sexta-feira (11) um novo conjunto de brinquedos em uma cerimônia que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra.
O evento marcou mais uma etapa das melhorias que estão sendo realizadas na área do Bosque dos Namorados, como parte das ações do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) para garantir mais conforto e segurança aos visitantes e profissionais da unidade de conservação.
Na solenidade, que contou com a presença de estudantes do Centro Educação Futuro Mestre, de Nísia Floresta e crianças do CMEI de Parnamirim, foi inaugurado o primeiro lote de novos brinquedos do parque, contendo 12 equipamentos recreativos de um total de 32.
Os brinquedos, cuidadosamente selecionados, serão totalmente entregues até dezembro, contemplando acessibilidade e inclusão, e oferecendo um ambiente seguro para todas as faixas etárias. A aquisição dos novos equipamentos recreativos foi possível graças a um Termo de Compromisso de Compensação Ambiental firmado com a empresa Statkraft Energias Renováveis S/A, que destinou cerca de R$ 1,3 milhão para essa finalidade.
“Nestas celebrações do Dia da Criança estamos realizando as primeiras entregas do projeto de uma verdadeira revitalização que este equipamento está passando desde a sua criação. As melhorias visam proporcionar momentos de lazer e aprendizado para que o Parque das Dunas continue sendo um importante espaço de preservação ambiental, alegria para as crianças e seguro para os potiguares e turistas que nos visitam”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.
MELHORIAS NO PARQUE
Além das instalações recreativas, o parque receberá novos mobiliários na área de piquenique, com previsão de conclusão em dezembro de 2024. O objetivo é incentivar o convívio familiar e tornar o espaço ainda mais acolhedor. Outro destaque das melhorias previstas é a assinatura de um novo Termo de Compromisso com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), que visa fortalecer a infraestrutura voltada à educação ambiental.
O total investido nas diversas obras de melhorias do Parque das Dunas chega a R$ 5,78 milhões, abrangendo também a reforma e adequação de espaços como o Anfiteatro, a Folha das Artes, a fachada do parque, entre outros.
ACESSIBILIDADE
A acessibilidade em áreas naturais tem ganhado destaque nas políticas públicas de inclusão, e o Parque das Dunas dá um importante passo nesse sentido com a instalação de uma cadeira de trilha adaptada para pessoas com deficiência. Chamada de Julietti, a cadeira foi desenvolvida para garantir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam ter acesso a trilhas e áreas naturais de difícil acesso, promovendo a inclusão e acessibilidade em ambientes como o Parque.
A iniciativa busca garantir que todos, independentemente de suas limitações físicas, possam desfrutar da natureza de forma plena e segura. Essa aquisição se soma a outras melhorias voltadas à acessibilidade, criando um ambiente mais acolhedor e inclusivo, onde os visitantes podem vivenciar as trilhas, apreciar a diversidade de fauna e flora e participar das atividades recreativas e educativas que o parque oferece.
PARQUE DAS DUNAS
Criado em 1977, o Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” foi a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte. Com uma área de 1.172 hectares, o Parque é reconhecido pela UNESCO como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira.
O ecossistema diversificado do Parque das Dunas abriga espécies em extinção e desempenha um papel crucial para a qualidade de vida da população, contribuindo para a recarga do lençol freático e a purificação do ar. Além de sua importância ambiental, o parque oferece atividades recreativas, culturais e educativas ao longo do ano, sendo um dos principais destinos de lazer para os natalenses.
O parque é administrado pelo Idema e recebe cerca de 250.000 visitantes por ano, além de manter um cadastro de aproximadamente 10.000 pessoas que utilizam suas instalações para a prática de atividades físicas.
Fonte: Assecom-RN