Feriadão: ocupação hoteleira é de 72% em Natal
O mês de novembro está aquecido para o trade turístico da capital, com a chegada de visitantes que aproveitam os dias a mais de descanso para conhecer as belezas naturais da Cidade do Sol. Para este feriadão de Dia da Consciência Negra e da Padroeira de Natal, a taxa de ocupação média da rede hoteleira é de 72%, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN). A entidade tem comemorado os bons resultados observados desde o início do mês. A projeção é encerrar novembro com um aumento estimado em até 15% no índice médio de ocupação da rede, na comparação com outubro.
“Para o setor hoteleiro, este mês é considerado média estação, notadamente pela proximidade do verão, das festividades de final de ano e o início da alta estação. Além disso, nós tínhamos, até então, três feriados e este ano tivemos um incremento do Dia da Consciência Negra. Consequentemente, houve um aumento considerável, estimado em algo em torno de 10 a 15% na taxa média de ocupação, baseada em pesquisas espontâneas feitas pela ABIH. Para efeito de comparação, em outubro, tivemos uma média ocupacional de aproximadamente 70%”, afirmou Edmar Gadelha, diretor da Associação.
De acordo com ele, no feriado de Finados (em 2 de novembro) a ocupação foi a 84%; na Proclamação da República, de 92%; e de 72% para estes dias 20 e 21. Os demais segmentos que compõem o setor de turismo também comemoram os bons números, que refletem fluxos positivos para destinos além da capital. “Estamos bastante otimistas com o movimento deste feriadão. O setor de turismo no Rio Grande do Norte continua aquecido, e percebemos um aumento significativo nas reservas de última hora, especialmente para destinos de sol e praia, que são a grande marca do nosso Estado”, avalia Antônio Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (Abav).
“A Via Costeira, Pipa e São Miguel do Gostoso continuam entre os destinos mais procurados, tanto por turistas regionais quanto nacionais. Além disso, o setor hoteleiro já registra altas taxas de ocupação, impulsionado também pela diversidade de eventos culturais e gastronômicos que ocorrem nesta época. Isso mostra que o turista busca não apenas belas paisagens, mas experiências completas”, complementa Neto.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Norte (Abrasel-RN) também celebra a alta movimentação nas regiões que têm recebido o maior fluxo de visitantes. “Pelos dados que temos, a ocupação hoteleira está em um patamar muito alto, e isso, é bastante interessante, porque ter muitos turistas na cidade leva a um consequente fluxo elevado em bares e restaurantes. O movimento foi muito bom no final de semana que passou, com o feriado de sexta feira (15), analisa Paolo Passariello, presidente da Associação.
“As expectativas para os feriados dessa semana também são boas para os estabelecimentos que trabalham em bairros turísticos. As praias registram alta lotação e bom movimento. De contra, os bairros menos turísticos ficam mais vazios e perdem faturamento”, completa o presidente da Abrasel.