Aspirina pode evitar que câncer se espalhe no corpo, sugere estudo
Uma nova pesquisa, publicada na quarta-feira (5) na renomada revista científica Nature, mostrou que a aspirina pode ajudar a prevenir a disseminação do câncer pelo corpo. O estudo, liderado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, desvendou o mecanismo por trás da atuação do medicamento na prevenção de metástase — processo em que as células cancerígenas se espalham para outros locais além do tumor original.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a metástase pode acometer de 70 a 80% dos pacientes no momento do diagnóstico do câncer e corresponde a 90% das causas de morte registradas globalmente. Por isso, o controle das metástases ainda representa um dos maiores desafios no tratamento oncológico.
“Mesmo em pacientes com a doença em estágio inicial, onde terapias curativas, como a cirurgia, são estabelecidas, ainda há o risco de que eles desenvolvam metástase ao longo de sua jornada. Portanto, a metástase é, de fato, um grande gargalo e um dos principais desafios enfrentados por pacientes com diagnóstico oncológico”, afirma Tatiane Montella, oncologista da Oncoclínicas&Co. Ela não esteve envolvida no estudo.
Veja a matéria completa 👉 AQUI
Fonte: CNN Brasil