Patricky Pitbull e Ronny Markes lutam em Moscou no sábado
Os potiguares Patricky Pitbull, ex-campeão do Bellator, e Ronny Markes, ex-UFC, vão representar o Brasil no Abu Dhabi Extreme Championship (ADXC), um dos principais eventos de grappling do mundo. O evento será realizado neste sábado, na Voleybol’naya Arena Dynamo, em Moscou, na Rússia. Eles enfrentam os russos Arman Tsarukyan e Viktor Nemkov, respectivamente, nas duas principais lutas da noite.
Patricky Pitbull faz sua estreia no ADXC 10 e traz na bagagem quase duas décadas de carreira e de vitórias em palcos internacionais. Ele aposta no seu estilo agressivo e de pressão constante para mostrar sua força no grappling e reafirmar a excelência do jiu-jitsu brasileiro.
Eu vou amassar esse cara, vou encurralá-lo e mostrar como funciona o jiu-jitsu brasileiro de um faixa-preta três graus. Esse é o meu momento de mostrar ao mundo, mais uma vez, a qualidade do meu grappling e apresentar a ele a chave de calcanhar que vai finalizá-lo – falou.
Ronny Markes também vai estrear no ADXC. Veterano do MMA, com passagens por organizações como UFC, Bellator e PFL, Markes acumulou quase 20 anos de experiência, enfrentando alguns dos nomes mais duros da modalidade. Esses confrontos o ajudaram a lapidar seu jogo de chão, hoje considerado um de seus pontos mais fortes.
Outros quatro brasileiros integram o card do ADXC 10. O cearense Wesley Felix encara Vladimir Blium em uma disputa de jiu-jitsu até 120 kg. Felipe Machado, referência no grappling brasileiro, mede forças com Mukhammad Shakhbanov; Rogério Bontorin retorna ao ADXC para enfrentar Askar Askarov; e Daniel “220v” duela com o russo Mukhammad Akaev.
Grappling
Quando falamos de “grappling” como uma modalidade de competição, geralmente nos referimos a um estilo de luta que foca exclusivamente nas técnicas de agarre, sem a utilização de golpes (socos, chutes, cotoveladas).
As competições de grappling exigem muita técnica, força, resistência e estratégia. O objetivo principal é dominar o oponente e, idealmente, finalizá-lo (submissão). Uma finalização ocorre quando o atleta aplica uma chave de articulação (no braço, perna, pescoço) ou um estrangulamento que força o adversário a desistir.
Fonte: Portal GE RN