Mundo

Homem é preso por ataque cibernético contra aeroportos da Europa

Um homem na faixa dos 40 anos foi preso em conexão com um ataque cibernético que derrubou os sistemas de check-in automático em alguns dos aeroportos mais movimentados da Europa na semana passada.

O homem, que foi detido no condado de West Sussex, na Inglaterra, na noite de terça-feira (23), é considerado suspeito de crimes relacionados à Lei de Uso Indevido de Computadores, informou a NCA (Agência Nacional de Crimes do Reino Unido) em um comunicado compartilhado com a CNN. Posteriormente, ele foi liberado sob fiança condicional.

“Embora esta prisão seja um passo positivo, a investigação deste incidente está em estágios iniciais e continua em andamento”, afirmou Paul Foster, chefe da Unidade Nacional de Crimes Cibernéticos da NCA, em comunicado.

“O crime cibernético é uma ameaça global persistente que continua a causar perturbações significativas no Reino Unido. Juntamente com nossos parceiros aqui e no exterior, a NCA está comprometida em reduzir essa ameaça para proteger o público britânico”, acrescentou Foster.

Na semana passada, a empresa de aviação Collins Aerospace foi alvo de um ataque cibernético, causando transtornos para passageiros que embarcariam em cidades como Londres, Bruxelas, Berlim e Dublin.

O Aeroporto de Bruxelas utilizou iPads e laptops para fazer o check-in online dos passageiros, mas um passageiro no Aeroporto de Berlim Brandenburg relatou à agência de notícias Reuters que os viajantes estavam recebendo cartões de embarque manuscritos.

Em um comunicado na manhã desta quarta-feira (24), o Aeroporto de Berlim informou que os transtornos continuavam.

“Dado que o check-in e o embarque ainda são em grande parte manuais, tempos de processamento mais longos, atrasos e cancelamentos por parte das companhias aéreas podem continuar hoje, apesar da mobilização de todos os recursos disponíveis”, disse a administração do aeroporto, acrescentando que está trabalhando em “soluções alternativas para minimizar o impacto” do ataque cibernético sobre os passageiros.

O Aeroporto de Heathrow, em Londres, informou nesta quarta-feira (24) que a maioria de seus voos está “operando normalmente”. Já o Aeroporto de Bruxelas informou na terça-feira (23) que ainda pode haver “interrupções limitadas” nos voos devido ao ataque cibernético.

Fonte: CNN Brasil