Senado aprova urgência para projeto que altera Lei da Ficha Limpa
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (28), a urgência para o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa e muda os prazos para inelegibilidade de políticos.
O conteúdo do texto, no entanto, será votado apenas na próxima semana, durante o esforço concentrado do Senado para a análise de matérias no plenário.
Durante a sessão desta quarta, o relator do projeto, senador Weverton (PDT-MA), pediu que a votação fosse adiada porque poucos parlamentares estão presentes no Senado, já que as atividades desta semana ocorrem de forma semipresencial.
“Eu conversei aqui com alguns senadores, e gostaria de pedir também para que deixasse para hoje apenas a urgência, ou seja, aprovar apenas a urgência desse PL. E, em respeito aos colegas que não estão aqui em Brasília, nós pudéssemos fazer esse debate e tratar esse projeto na sessão presencial da semana que vem aqui no Senado”, pediu o relator. A urgência foi aprovada de forma simbólica.
Inelegibilidade
O principal ponto do texto é a mudança no período de inelegibilidade. Hoje, o político inelegível fica impedido de concorrer nas eleições durante oito anos. No entanto, o prazo é contado de diferentes formas, a depender das razões que motivaram a inelegibilidade.
A ideia do projeto é unificar o prazo para oito anos em todas as situações. Se aprovada da forma que foi apresentada, a proposta poderá reduzir o período de inelegibilidade em determinadas situações.
Fonte: CNN Brasil