Sistema de alerta em celulares contra desastres naturais está pronto para implementação e pode emitir aviso de queimadas
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse nesta quinta-feira (19) que o projeto Defesa Civil Alerta está pronto para implementação em todo o país.
Segundo o ministro, esse sistema será aplicado gradualmente, já que é necessário a organização de pessoal, de tecnologia e de um plano de contingência em cada município para recebê-lo. Ele deu a declaração em entrevista ao programa da EBC, “Bom dia, Ministro”.
Em agosto, a tecnologia passou por uma fase de testes em 11 municípios brasileiros e foi aprovado. Agora, segue para expansão em todo o país.
O Defesa Civil Alerta é um sistema que envia avisos para celulares em locais com risco de desastres naturais. A tecnologia pode alertar o início de queimadas e incêndios em locais próximos ao que o cidadão está, além de riscos de enchentes, deslizamento de terras, vendavais, entre outros.
A tecnologia é inspirada em sistemas dos Estados Unidos e do Japão e não exige cadastro prévio dos cidadãos. Ela foi desenvolvida pelos Ministérios de Integração e Desenvolvimento Regional e de Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as quatro grandes operadoras de telefonia.
A tecnologia usa a rede de telefonia celular para emitir os avisos de risco. O alerta é disparado a partir da localização do aparelho. Portanto até mesmo visitantes ou estrangeiros que estiverem em uma área de risco receberão a mensagem.
Fonte: CNN Brasil