Atacante Giva acerta com América
O América emitiu mais um sinal de que iniciou os preparativos para a temporada de 2025. Após anunciar a apresentação do novo executivo de futebol, Constantino Júnior, em uma coletiva convocada para esta quinta-feira, dia 17, surgiu a informação de que o atacante Giva, campeão da Série D pelo Retrô, será um dos reforços do clube. O nome já está sendo divulgado como atleta do clube em sites especializados em acompanhamento de carreiras de jogadores de futebol.
Atacante de 31 anos, Giva não é novidade para os torcedores potiguares, uma vez que defendeu o ABC na temporada de 2020. Pelo clube pernambucano, Giva realizou 30 partidas e marcou 10 gols. Na campanha do recente título nacional, o atleta esteve em campo em 16 ocasiões e marcou 3 gols.
Giva conhece bem o futebol nordestino. Entre 2017 e 2024, ele vestiu as camisas do Náutico-PE, CSA-AL, Imperatriz-MA, ABC, Retrô e Botafogo-PB. O atacante possui o perfil de jogadores que a direção da SAF do América busca no mercado: aqueles que sabem atuar em competições como as Séries D e C.
Da lista de potenciais reforços também consta o nome do atacante Thiaguinho, revelado pelo Flamengo e que defendeu o Treze-PB na atual temporada. Após se destacar pelo clube de Campina Grande, o atleta se valorizou e despertou interesse de outros clubes. Com receita inferior para trabalhar na retomada das atividades, a SAF americana não deve entrar em leilões por reforços.
Porém, a situação mais urgente após a apresentação de Constantino Júnior será a definição do nome do treinador. Devido ao orçamento mais modesto previsto para a próxima temporada, é possível que a direção seja mais cautelosa em termos de nome e evite trazer técnicos com o currículo de Marquinhos Santos, apontados como caros. Considerando o conhecimento que o novo executivo de futebol possui do mercado nordestino, pode surgir alguém com profundo conhecimento dentro desse mercado.
Em relação ao elenco que disputou a última edição da Série D, permanecem no clube Renan Bragança, Rafael Jansen, Lucão, Ferreira, Guilherme Guedes, Lucas Gabriel, Nathan, Antonio Villa, Luidy, Hiago Cena, Henrique, Alan, Ricardo Bueno, Thiaguinho e Souza, que foi o último a acertar a renovação de contrato.
A lista de dispensa contou com 12 atletas e mais dois membros da comissão técnica, Marquinhos Santos e Daniel Azambuja. Os jogadores liberados foram Salazar, Wenderson, Gustavo Henrique, Caio Hones, Norberto, Rafinha, Ferrugem, Giovanni, Gilvan, Gustavo Ramos, Marquinhos Pedroso e Rodriguinho.
Fonte: Tribuna do Norte