Projeto de incentivo à leitura trabalha letramento étnico-racial e ambiental em assentamentos rurais do RN
Com o objetivo de incentivar a leitura que trabalha o letramento étnico-racial e ambiental, o projeto “O Jardim” tem levado atividades a crianças de assentamentos rurais dos municípios de Senador Elói de Souza, Serra Caiada e Lagoa de Velhos em parceria com o Instituto Família Criativa do Campo.
“A relação entre arte, infância e natureza é o foco”, destaca o diretor, dramaturgo e ator Jhoao Junnior, coordenador do projeto.
As atividades acontecem quinzenalmente durante três meses e contam com a colaboração de Ana Paula Mucunã, fundadora e gestora do Instituto Família Criativa do Campo, que tem sede no assentamento Passagem do Juazeiro.
Ana Paula realiza as articulações com as famílias, garantindo a participação de crianças e adolescentes.
“O projeto traz uma real possibilidade de transformação social por meio da cultura e da educação lúdica, impactando positivamente a vida das crianças e das famílias dos assentamentos. Aqui, podemos explorar a criatividade e formar adultos mais conscientes e evoluídos”, afirma Ana Paula.
Felipe Camarão
O projeto “O Jardim” atende crianças e jovens do bairro de Felipe Camarão, em Natal, de forma permanente desde 2022.
Através do Edital do BNB, o projeto solidifica a residência artística do Coletivo “A Gente”, formado por seis jovens do Bairro de Felipe Camarão, que multiplicam o conhecimento com os participantes.
O coletivo garante a continuidade das atividades artistico-culturais como oficinas regulares de literatura e contação de histórias com a participação de diversas crianças na praça Santa Paula Francinete e além disso, utiliza espaços públicos para estimular a leitura, a criação e o contato com a arte. Como um dos resultados está prevista a publicação de um vídeo livro.
Atualmente, o projeto abrange cerca de 150 crianças e adolescentes. As oficinas e atividades ocorrem no contra turno das aulas escolares, expandindo seus conhecimentos.
Fonte: Portal G1 RN