Cidades

Nossa Senhora da Apresentação: Festa da padroeira de Natal tem vigília e procissão no Rio Potengi

A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (21) o dia da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. A festa religiosa contou, ainda na madrugada, com uma procissão fluvial, pelo Rio Potengi, e demonstrações de devoção de fieis.

Muitos também participaram da vigília que começou à meia-noite. A estudante Eduarda Morais, de 21 anos, chegou para festa às 21h30 da quarta-feira (20).

“Isso é amor, é uma missão, um amor que é passado de geração para geração, que veio da minha avó pra mim e hoje carrego de trazer isso para nossa juventude. Estou aqui recebendo Nossa Senhora, tendo um dia maravilhoso e é a continuidade de um amor, de uma coisa inexplicável”, disse.

Procissão fluvial de Nossa Senhora da Apresentação em Natal — Foto: Arquidiocese de Natal/cedida

Além da roupa, do terço, no cordão a aposentada Navegantes Costa, de 69 anos, afirma que leva a imagem de Nossa Senhora da Apresentação no coração. “Jesus e Nossa Senhora são tudo pra mim”, disse.

A devota foi ao evento neste ano em busca de um milagre. “Ano que vem eu tenho certeza que venho agradecer”, garantiu.

História da devoção

Segundo a Arquidiocese de Natal, a tradição oral a respeito da celebração a Nossa Senhora da Apresentação começou após o encontro de uma imagem no Rio Potengi.

Festa da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, na manhã desta quinta-feira (21) — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do rio, perto da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. A imagem da mãe de Jesus com um menino no colo estava dentro do caixote.

Avisado sobre a descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes Pressurroso conduziu a imagem para a Matriz, reconhecendo que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. Porém, como 21 de novembro é o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram o nome de Nossa Senhora da Apresentação à imagem.

Ainda de acordo com a tradição, o caixote que guardava a imagem de Nossa Senhora trazia escrito: “No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo”.

Fonte: Portal G1 RN

×