Saúde

Sudeste lidera número de casos de Covid-19 no Brasil

Com pouco mais de 15,5 milhões de casos de Covid-19 registrados desde o início da pandemia, a região Sudeste concentra o maior número de casos da doença no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Até o início de dezembro, o país já havia atingido a marca de 39 milhões de registros da doença.

Especialistas apontam que a densidade populacional dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro é um dos principais fatores que explicam essa concentração de casos da doença nessa região, mas não é o único motivo.

O Sudeste é a região mais populosa do Brasil, com aproximadamente 88 milhões de habitantes, representando 41,8% da população do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa alta concentração de pessoas favorece a transmissão do vírus, principalmente em grandes centros urbanos como as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

“É uma doença de transmissão respiratória. Quanto mais gente você tem ocupando a mesma área, a transmissão é maior”, explica Celso Granato, infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury.

Outro fator relevante é a maior quantidade de testes realizados na região. Com infraestrutura de saúde maior em comparação a outras regiões, estados do Sudeste têm mais capacidade de identificar os casos da doença de forma rápida, o que contribui para o aumento das estatísticas oficiais.

“O risco de subnotificação de casos, especialmente dos mais leves, é um fator que pode impactar os registros e a análise de dados”, acrescenta Filipe Piastrelli, infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Com mais casos sendo registrados, a região Sudeste também é que mais tem mortes pela doença. Desde o início da pandemia já foram 344.629 óbitos por Covid-19, segundo dados do painel Coronavírus, do Ministério da Saúde.

Fonte: CNN Brasil