Hub do RN deve iniciar atividades em junho deste ano, diz Correios
O Hub dos Correios, em São Gonçalo do Amarante, deve iniciar as operações em junho deste ano, segundo informação da estatal confirmada à TRIBUNA DO NORTE. Atualmente, a área que será o Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas Natal está em fase de reformas e adequações.
No final do ano passado, durante uma visita ao Rio Grande do Norte, representantes da estatal anunciaram a locação de um terreno de 9 mil metros quadrados próximo ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. O espaço será utilizado para atividades logísticas.
“A unidade está prevista para entrar em funcionamento a partir de junho deste ano, com capacidade inicial de operar mais 7 mil objetos/dia”, disse os Correios em nota enviada à TRIBUNA DO NORTE.
A TN perguntou aos Correios qual o percentual executado da obra até o momento, além dos custos envolvidos e empregos gerados, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. Na época do anúncio, os Correios informaram que a obra iria gerar pelo menos 100 empregos diretos e mais 200 indiretos.
A escolha pelo Rio Grande do Norte aconteceu em junho de 2023 e, segundo os Correios, foi com base em estudos técnicos por parte da empresa. Este será o primeiro empreendimento no Nordeste e o quarto no Brasil, com centrais em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Em virtude da sua posição estratégica, o Nordeste recebe cerca de 23% das encomendas internacionais entregues pelos Correios em todo o país.
“Vai ser muito importante, principalmente para pequenos produtores, fabricantes na área de confecções, na área de moda, bonelaria. A expectativa é grande para que esse Hub dos Correios comece suas atividades. E também na parte de fruticultura, muitos produtos que serão fabricados no RN e que serão destinados ao mundo todo. Como aqui será um hub de chegada de mercadorias de fora, com certeza eles vão incentivar às nossas exportações de produtos que sejam de pesos menores para embarques aéreos e rápidos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Sílvio Torquato.
Na semana passada, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (Republicanos), esteve em Brasília para assinar um protocolo de intenções a fim de viabilizar a parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e os Correios. Um dos pontos em destaque foi a possibilidade da entrega de medicamentos em casa para pessoas com doenças crônicas e pessoas com deficiência.
“Vai melhorar para todo o RN e todo o Nordeste. Todas as cargas aéreas que hoje vêm para Curitiba, vão vir para Natal, para nosso aeroporto de São Gonçalo. E nisso vai baratear e aumentar a rapidez de chegar em todo o RN e no Nordeste”, acrescentou o prefeito.
A expectativa do Governo do Estado é que, num primeiro momento, a implantação do polo logístico traga empregos diretos, indiretos e geração de renda para centenas de pessoas. Outro benefício será a disponibilidade de transporte (fluxo de volta das aeronaves) para levar produtos do Rio Grande do Norte e do Nordeste ao exterior, nos aviões cargueiros que chegarão no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
Fonte: Tribuna do Norte