Mundo

Raro ciclone na Austrália já deixa mais de 80 mil sem luz enquanto avança

A Austrália ordenou que milhares de pessoas nas regiões orientais saíam antes que o ciclone tropical Alfred atinja o solo no próximo sábado (8), pois a tempestade trouxe chuvas pesadas, ondas enormes e ventos fortes que cortaram a energia de mais de 80 mil pessoas, inundaram praias e fecharam aeroportos.

O lento progresso de Alfred em direção à costa alimentou a preocupação de que ele poderia trazer um período prolongado de chuvas pesadas e deve atingir a terra como uma tempestade de categoria 2 ao norte de Brisbane, a terceira cidade mais populosa da Austrália, informou o Departamento de Metereologia.

“Os centros de desabrigados são o último recurso”, disse o premiê de Queensland, David Crisafulli, em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (7), acrescentando que dezenas foram abertos.

Rajadas de vento de mais de 100 km/h atingiram as regiões costeiras dos estados de Queensland e Nova Gales do Sul durante a noite.

A tempestade se moveu lentamente para oeste a 120 km de Brisbane e 85 km da cidade turística Gold Coast, relatou o serviço meteorológico.

Ela trouxe turbulência que cortou as ligações de energia para mais de 80 mil casas nos dois estados, registraram as empresas de eletricidade, cerca de metade delas em Gold Coast.

Imagens de televisão mostraram surfistas em ondas enormes e pessoas passeando perto das praias, forçando autoridades a avisar os moradores para ficarem em ambientes fechados ou se prepararem para sair.

“Este não é um momento para passeios turísticos ou para ver como é vivenciar essas condições em primeira mão”, declarou o primeiro-ministro Anthony Albanese. “Por favor, fiquem seguros. Sejam sensatos.”

Albanese anunciou que 120 agentes de defesa ajudariam as equipes de emergência nos esforços de resgate e socorro.

Fonte: CNN Brasil