Esporte

Potiguar conquista acesso à primeira divisão do futebol da Arábia Saudita

Natural de Assú, interior do Rio Grande do Norte, o volante Romeu conquistou o acesso à primeira divisão do futebol da Arábia Saudita, defendendo as cores do Al-Anwar. A classificação aconteceu de forma dramática, nos pênaltis, na última quinta-feira (10), após vencer o Al-Jeel por 1 a 0 no jogo da volta — na ida, a equipe do volante saiu derrotada pelo placar mínimo.

Durante a campanha, que resultou o acesso à primeira divisão, Romeu foi um dos destaques da equipe saudita. Foram 24 jogos com 11 gols marcados e quatro assistências à gol. “Foi uma temporada difícil. A gente perdeu em casa por 1 a 0. No jogo de volta, a equipe ganhou de 1 a 0 e fomos para os pênaltis. Ganhamos nos pênaltis e a gente conseguiu o acesso”, detalhou em entrevista à TRIBUNA DO NORTE.

Essa é a segunda temporada do potiguar, de 32 anos, no futebol do Oriente Médio. Antes de reforçar o Al-Anwar, o jogador atuou pelo Al-Shabab, do Bahrein, e somou 15 jogos e quatro assistências em 29 jogos disputados pelo clube. “A gente tem rodado agora pelo Oriente Médio, ano passado no Bahrein, uma experiência também muito boa. Na Arábia Saudita também não é tão diferente”, conta.

“O futebol daqui é um pouco mais corrido, exige mais a parte física. Quando a gente vai jogando cada jogo, a gente vai pegando mais o macete do campeonato, vai conhecendo mais como é a forma do campeonato e aí a vai se adaptando. Graças a Deus eu me adaptei bem, consegui ajudar minha equipe fazendo gols, dando assistência e também ali fazendo aquela correria no meio de campo”, diz o volante.

Sobre o seu futuro no mundo árabe, Romeu revela que já tem negociações com o Al-Anwar para renovar o contrato, que está próximo do fim, e além disso, tem sondagens de outras equipes. “O clube tem o interesse de renovar, mostrou interesse e estão negociando essa questão. Mas também tem outras coisas, tem outras equipes também, sondando e procurando, mas o meu empresário está resolvendo”, disse.

Romeu deixou o futebol brasileiro em 2023 com destino ao Oriente Médio, após defender o Potiguar de Mossoró, onde se destacou e chamou atenção do Al-Shabab, do Bahrein. Na ocasião, o “volante artilheiro” atuou em 28 jogos pelo alvirrubro mossoroense e marcou 10 gols, sendo artilheiro da equipe na temporada e peça fundamental na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, quando levou o time para a segunda fase da competição, e também, no Campeonato Potiguar.

Mesmo de longe, o jogador segue acompanhando o futebol potiguar, em especial o mossoroense. Ele reconhece a dificuldade do esporte no estado, principalmente em Mossoró, em relação a questões financeiras, que se agravaram com a interdição do Estádio Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, em fevereiro de 2024.

“Sabemos, especialmente em Mossoró, com Potiguar e Baraúnas, a dificuldade que é fazer futebol, financeiramente falando, e agora também, com a questão do Nogueirão que ficou ainda mais inviável e difícil. Mossoró tem muitos empresários, onde tem uma Prefeitura que poderia chegar para ajudar mais nessa questão do estádio. Sabemos que é um pouco difícil isso acontecer. Espera-se que vá acontecer daqui para frente. Conversar com o prefeito da cidade para ver o que pode ser feito para que o futebol de Mossoró possa voltar ao topo como era antes”, detalha Romeu.

Além de Potiguar de Mossoró, o volante também acumula passagens por outras equipes do futebol potiguar, como: Baraúnas, ASSU, Santa Cruz de Natal, Alecrim, Mossoró e Santa Cruz de Inharé. Foram do RN, ele passou por Sousa/PB, Campinense/PB e Treze/PB.

Fonte: Tribuna do Norte