Neoenergia e COB unem forças por sustentabilidade no esporte
Depois de ampliar sua atuação no apoio ao esporte feminino no país, a Neoenergia acaba de anunciar a nova fase da parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Desta vez, a união das duas marcas tem foco no fornecimento de energia elétrica 100% renovável, no mercado livre, até o fim do ano para o Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro. O fornecimento de energia renovável permitirá ao COB zerar as emissões relacionadas ao escopo 2, que trata especificamente do consumo de energia elétrica, com redução das emissões em torno de 100 toneladas de CO2 no ano, o que corresponde a 2.146 viagens aéreas entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, o COB terá uma economia de cerca de R$ 1,4 milhão nos gastos de energia do CT até o fim do ano.
Desta forma, a iniciativa contribui para o COB atingir o compromisso estabelecido, em 2020, com o movimento Esporte pela Ação Climática (Sports for Climate Action – S4CA), em que visa diminuir ou compensar em 50% as emissões de gases de efeito estufa da organização até 2030. O fornecimento de energia para o CT começou em março deste ano.
Protagonista da transição energética no Brasil, a Neoenergia abastecerá o espaço, até o fim deste ano, com 2.049.387 kWh de energia com certificado I-REC de matriz totalmente renovável, o que equivale ao consumo anual de mais de 1.300 residências populares. O I-REC (International Renewable Energy Certificate) é um certificado globalmente reconhecido que garante a origem renovável da energia utilizada. A geração será fornecida por Neoenergia Oitis, complexo eólico formado por 12 parques, nos estados do Piauí e da Bahia. A estrutura de produção de energia eólica é a maior em operação da Neoenergia, e uma das mais importantes do país.
”As fontes renováveis de energia representam o melhor caminho para uma transição energética no país. A parceria com o COB reafirma nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Seguimos desempenhando um papel ativo na descarbonização com soluções, como a migração para o mercado livre de energia, que utilizam fontes de origem limpa, contribuindo para a redução das emissões de CO2””afirma Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia. Recentemente, a companhia conquistou o segundo lugar no ranking geral do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3), sendo a primeira entre as empresas do setor elétrico.
Para o campeão olímpico e diretor-geral do COB, Emanuel Rego, a parceira com a Neoenergia reforça o compromisso em ampliar a cultura de sustentabilidade no esporte brasileiro. “Ter energia elétrica 100% renovável no CT, por meio da Neoenergia, é mais um avanço e um impacto importante em nossas operações. Estamos trabalhando para fortalecer a cultura de sustentabilidade em todos os níveis do COB, no cotidiano dos nossos colaboradores, nos processos de trabalho, nos eventos realizados e nas missões”, disse Emanuel.
”Ter parceiros e patrocinadores engajados na sustentabilidade só reforça o nosso compromisso e a vontade de amadurecer nesse sentido. Para nós, é um imenso orgulho que a casa dos atletas brasileiros esteja alinhada aos princípios ambientais” ”afirmou Manoela Penna, Diretora de Comunicação e Marketing do COB.
Fonte: Tribuna do Norte