ONU diz que capacidades de enriquecimento nuclear do Irã foram prejudicadas
Os ataques israelenses reduziram “significativamente”, mas não completamente, a capacidade de enriquecimento nuclear do Irã, disse o chefe do órgão de fiscalização nuclear das Nações Unidas à CNN.
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, disse a Christiane Amanpour, da CNN, que os ataques danificaram diversas instalações nucleares, sendo Natanz a mais atingida.
A unidade de enriquecimento de urânio na superfície foi “completamente destruída”, enquanto suas estruturas elétricas também foram “desativadas”, causando o mau funcionamento das instalações subterrâneas.
Cerca de três ou quatro edifícios na região central nuclear de Isfahan também sofreram danos “consideráveis”, mas suas instalações subterrâneas parecem não ter sido afetadas.
O local de enriquecimento de Fordow, localizada no Nordeste do Irã, por sua vez, não parece ter grandes danos além de “impactos perimetrais”, disse Grossi.
Questionado sobre quanto tempo o Irã precisaria para, teoricamente, desenvolver uma arma nuclear, Grossi sugeriu que não seria uma questão de dias, mas também não levaria anos.
“Eu ousaria levar isso talvez mais a sério. Não acho que seja uma questão de anos. Mas isso é especulação”, disse ele.
Fonte: CNN Brasil