Natal se firma como polo de inovação no Nordeste com evento do Google
No último sábado, a capital potiguar foi palco do Google I/O Extended 2025 Natal. O evento reuniu cerca de 500 participantes, entre estudantes, desenvolvedores, especialistas e entusiastas em uma programação com foco em tecnologias emergentes, inteligência artificial, segurança da informação e desenvolvimento de software e mobile. Com dezenas de palestras e workshops práticos, o encontro reforçou o papel de Natal no cenário tecnológico do Nordeste.
Organizado pelo Google Developers Group (GDG) Natal, o evento é fruto do trabalho voluntário de profissionais que se mobilizam para impulsionar o ecossistema de tecnologia da cidade. “O GDG Natal é uma comunidade formada por voluntários apaixonados por tecnologia. Nosso objetivo é fomentar o ecossistema local por meio da troca de conhecimento, networking e aprendizado colaborativo.
Organizamos eventos que vão além de palestras e workshops — são espaços de conexão entre estudantes, desenvolvedores e especialistas das tecnologias Google”, explica Nathecia Cunha, uma das organizadoras.
A programação trouxe temas como design patterns com Spring, criação de CLIs, renderização de fontes, race conditions em Golang e GraphQL Federation. Em segurança digital, o público acompanhou palestras sobre ataque ao 4chan, pentest, containers, exposição de engenharia social. Já em inteligência artificial, os destaques foram para as aplicações em geração de conteúdo, desenvolvimento de agentes, rotinas automatizadas, criação musical com IA e integração com web. As trilhas mobile exploraram React Native, Kotlin e Flutter, enquanto outras palestras abordaram temas de carreira e internacionalização.
Entre os destaques esteve a palestra de Erika Finoti, analista de cibersegurança da Azul Linhas Aéreas, que demonstrou como a inteligência em ameaças contribui para proteger a aviação civil. Casos reais envolvendo riscos detectados na deep e dark web mostraram a complexidade da segurança em infraestruturas críticas, evidenciando o papel estratégico do setor de tecnologia.
Fonte: Agora RN