Cartel de los Soles, a facção venezuelana declarada terrorista por Trump
Os Estados Unidos designaram o Cartel de los Soles (Cartel dos Sóis, em espanhol) — um grupo que, segundo os EUA, é liderado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e por outros integrantes de seu governo — como uma organização terrorista estrangeira.
Essa designação dá às agências de segurança e aos militares dos EUA mais poderes para investigar e desmantelar o grupo.
Nos últimos meses, os EUA intensificaram a pressão sobre Maduro, considerando seu governo ilegítimo após a eleição de 2024, amplamente rejeitada por acusações de fraude. A medida representa mais um instrumento para aumentar a pressão.
Mas, por outro lado, questionamentos sobre a existência do Cartel de los Soles também têm ganhado força. O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela rejeitou a designação “de forma categórica, firme e absoluta”, a descrevendo como “uma mentira nova e ridícula”.
Não surpreendentemente, o ministro do Interior e Justiça da Venezuela, Diosdado Cabello, há muito chama o cartel de “fabricação”.
Cabello, apontado pelos EUA como um dos integrantes de alto escalão do cartel, acusa autoridades americanas de usar a alegação como pretexto para atingir adversários.
“Sempre que alguém os incomoda, nomeiam a pessoa como chefe do Cartel de los Soles”, disse Cabello em agosto.
Gustavo Petro, presidente de esquerda da vizinha Colômbia, também negou a existência do cartel.
Fonte: BBC News Brasil

