Mundo

Fundador da FTX, Sam Bankman-Fried é condenado a 25 anos de prisão

Sam Bankman-Fried, o fundador da empresa de criptomoedas FTX, foi condenado nesta quinta-feira (28) a 25 anos de prisão federal por fraudar clientes e investidores. A decisão foi de um tribunal de Manhattan.

Além da sentença de prisão, o juiz também ordenou o confisco de US$ 11 bilhões. Ele decidiu que os ativos confiscados de Bankman-Fried podem ser usados para ajudar a financiar o reembolso das vítimas no processo de falência da FTX.

Antes de anunciar a sentença, o magistrado Lewis Kaplan disse que havia o risco “de que este homem esteja em posição de fazer algo muito ruim no futuro, e não é um risco trivial”.

Kaplan concordou com a afirmação dos procuradores de que Bankman-Fried “queria ser uma pessoa extremamente influente politicamente neste país” e que isso impulsionou os seus crimes financeiros.

A pena de 25 anos de Bankman-Fried foi cerca de metade do que os procuradores pediram, mas ainda o coloca no topo da lista de penas em casos proeminentes de fraude de colarinho branco.

À sua frente está Bernard Madoff, que foi condenado a 150 anos de prisão pelo esquema Ponzi, de US$ 20 bilhões, que liderou. Ele morreu cerca de 12 anos após sua sentença.

Fonte: CNN Brasil

×